5 Benefícios do Yoga que são perceptíveis no primeiro mês de prática
Comecei a praticar Yoga há um mês e estou sentindo muitos dos benefícios do yoga. A prática que por muitos pode ser definida como meditação misturada com acrobacias vai muito além! O yoga é um estilo de vida que associa bem estar físico e mental.
Como qualquer atividade física quanto mais você faz e se dedica mais resultados você alcança. Porém muitas pessoas (eu, inclusive!) já começam a sentir diferença logo após algumas aula. Eu já conhecia um pouco da meditação, comecei a praticar em uma fase muito estressante da minha vida e depois disso tive muito interesse em aprender sobre o yoga e sua filosofia. Foi então que me matriculei em um escola especializada.
Benefícios do yoga
1. O poder da respiração.
Muita gente não sabe mas o inspira-expira tem um poder surpreendente para relaxar nosso corpo e acalmar a mente. Para iniciar a meditação é interessante ficar focado na sua respiração, em como o seu abdômem expande e contrai durante o processo. Além disso tem muitos exercícios que trabalham a respiração, a capacidade pulmonar e claro, a concentração.
2. Concentração e foco
Sem concentração é muito difícil fazer qualquer exercício físico não é mesmo? Mas no Yoga é essencial que você esteja focado e concentrado na prática. Só assim você consegue fazer a postura correta e absorver todos os benefícios.
3. Autoconhecimento
Parece conversa fiada, eu sei! Você pode estar lendo e rindo mentalmente dessa frase que eu escrevi acima. Eu também achava isso!!! Mas quando você se dispõe de 1 hora do seu dia para fazer uma atividade física, cuidar do seu corpo, conhecer seus limites de força e concentração você já está dando um passo para o autoconhecimento, não é mesmo? No yoga você vai um pouco além pois os exercícios exigem um consciência plena (tema que falei no futuro por aqui), saber que está naquele momento exercitando o seu corpo, tirando da mente os problemas e preocupações. Isso tudo te leva ao encontro de você com você mesma.
4. Flexibilidade e alongamento
Claro que nos primeiro dias eu mal consegui erguer uma perna sem perder o equilíbrio. Mas com o tempo eu fui aumentando a flexibilidade do meu corpo e conseguindo alongar cada vez mais. E o mais interessante, isso tudo é no seu ritmo, não tem competição, não tem instrutor falando no seu ouvido “vamos, você aguenta mais!”. Muito pelo contrário você deve ir até onde o seu corpo aguentar e tudo bem. Só de partir dessa ideia você já fica mais relaxada e também mais perseverante em cada dia avançar mais um pouquinho.
5. Equilíbrio
Minhas aulas tem um pouco de meditação, exercícios respiratórios, de força e equilíbrio. Um dos benefícios do yoga que eu senti logo no começo foi em relação ao equilíbrio. Eu não conseguia fazer a postura da árvore mas fazia e caia, fazia e caia. Numa das aulas me peguei mentalizando: “eu posso, eu posso!” e com olhar focado para manter o corpo ereto. Depois de algumas aulas eu fiz a postura da árvore!
Por que eu comecei a fazer Yoga?
Como eu disse a meditação foi minha porta de entrada para o estilo de vida do Yoga. Descobri tanta coisa interessante após começar a praticar que não pretendo parar de fazer. No começo foi uma mistura de curiosidade e busca por bem estar. Hoje me encontro muito mais concentrada, alegre e de bem comigo e com o meu corpo, acho que esta é a chave.
E você, pratica ou tem vontade de fazer yoga?
Beijos 🙂
[…] a yoga foi a atividade da vez durante a pandemia, agora em 2024 temos a corrida como a nova favorita. Então os looks de corrida contam com shorts […]