Como o autocuidado te ajuda a desenvolver o autoamor
Desenvolver e praticar o autoamor não é tarefa fácil, eu sei. Para começar essa jornada o ponto de partida é o autoconhecimento e o autocuidado mas a verdade é: está tudo interligado! Pra mim o momento do autoamor é recente e o pontapé inicial foi aprendendo a como praticar o autocuidado.
Você pode gostar também: Filmes e séries com mulheres protagonistas
Mas o que é autocuidado?
Bom, se você digitar na internet ou procurar no instagram é provável que você encontre um passo a passo de spa day, um ritual de máscaras faciais e uma infinidade de produtos de beleza que prometem te ajudar a se sentir linda e super bem cuidada. Mas a questão não é SÓ essa!
O autocuidado vem do momento que você se coloca a frente de tudo. Por alguns minutos, horas ou quem sabe 1 dia inteiro, você se dispõe a fazer as suas atividades favoritas, simplesmente por prazer. E durante essas atividades tirar o maior proveito delas, além de prestar atenção em como você reage ao fazer estas atividades.
Como praticar o autocuidado?
Não existe um guia, o autocuidado varia de pessoa para pessoa. Mas pense o seguinte: o que eu faço que me dá a sensação de cuidada e amada? Qual atividade me remete a essa ideia de cuidar de mim?
Por exemplo, se você ama cinema, que tal tirar uma tarde e ir a uma sessão de cinema sozinha? Libertador, não? Aí eu te convido a fazer um exercício: esteja presente! Perceba como você se sente durante essa atividade, qual a sensação de fazer isso somente porque você quer? Você fica feliz e realizada ao fazer isso? Sente prazer neste “ritual”? Então este pode ser o seu escape para momentos de autocuidado.
Você pode usar a mesma lógica para os famosos spa day (que eu particularmente amo!). Experimente fazer um spa day, repare como você se sente durante e depois. Isso contribui para o seu bem estar? Se sim, use também como escape.
Estes rituais te ajudam a se sentir cuidada e amada, por você mesma! Tirar um tempo para cuidar de você é um exercício interessante que ajuda na manutenção da autoestima. E quando estamos com a autoestima em dia temos mais disposição e coragem para enfrentar os desafios que a vida nos impõe.
Leia também: Como eu faço um spa day em casa sem gastar muito
Praticando o autocuidado no dia a dia:
É sempre muito bom tirar um tempinho para cuidar da gente. Mas você deve estar se perguntando: ok, mas como faz para praticar o autocuidado diariamente? Na correria do dia a dia é comum precisarmos dessa pausa, desse momento nosso. Então eu te sugiro:
- Pare por 5 minutos e aprecie seu café/chá ou um simples copo de água
- Preste atenção na sua respiração por 2 minutos
- Leia um trecho de um livro
- Separe 10 minutos do dia para cuidar da sua pele/cabelo
- Veja uma série de TV que você ama
- Escute sua canção favorita e cante junto
- Entre outros momentos que te trazem alegria
Autocuidado leva ao autoamor?
Eu acredito que um contribui para o outro mas não existe só um caminho para o autoamor.O autocuidado não deve se tornar um processo mecânico: toda semana eu aplico máscara facial mas enquanto isso estou no celular respondendo e-mail. Isso realmente está te proporcionando uma sensação de cuidado e amor? Vale a pena refletir!
Minha defesa fica com o fazer com presença. Se você tem pouco tempo para esse autocuidado, aproveite cada minuto. Relaxe um pouco.
Que tal experimentar um ritual de autocuidado hoje?
Beijos 🙂
adorei …..coisas simples que a gente esquece de fazar <3
exatamente! São pequenos cuidados que podem fazer a diferença no nosso bem estar.
Beijos 🙂
Olá!!! Amando suas dicas! Sou lojista a 30 anos , sobra pouco tempo pra mim, amei sua dicas.
Olá Maria Rita, que bom saber que as dicas te ajudaram.
Beijos 🙂
Exatamente o que procuro, meu bem estar. Amei!!! <3