5 ferramentas de autoconhecimento que testei e funcionam
A palavrinha do momento é o tal autoconhecimento. O autoconhecimento pode te trazer benefícios incríveis e até uma certa paz de espírito. Por isso quero compartilhar com você o que eu fiz nessa jornada e funcionou pra mim. Quem sabe isso te ajuda a dar o pontapé.
Leia também: 10 lições de estilo para um guarda-roupa funcional
O que é autoconhecimento?
Segundo a psicologia autoconhecimento significa o conhecimento de um individuo sobre si mesmo. Ou seja, é muito mais do que uma tendência. É uma habilidade que você pode desenvolver e com isso aprender a tirar maior proveito dos desafios da vida.
Entender quais são suas qualidades, seus desejos, ambições e limitações faz com que você tenha mais facilidade para controlar as emoções, definir objetivos e buscar mais realização. O autoconhecimento me ajudou, por exemplo, a focar no que eu sou boa e desenvolver o que ainda não sou boa, com menos cobrança e mais aceitação.
Veja: ficar offline faz bem. Veja o que eu aprendi no dia que tirei férias (de verdade!)
Por onde começar a se autoconhecer?
Se você se sente perdida as vezes, não sabe muito bem o que quer fazer. Do que realmente gosta, do que não gosta. O autoconhecimento te ajuda a entender estes gostos e usar mais deles na sua vida. Então se você se vê em alguma dessas situações você pode começar o processo de se autoconhecer. Como?
- Tire um tempo para ficar atoa, ou seja, sem fazer nada mesmo!
- Separe um tempo para você, pra fazer o que gosta. Perceba sua sensação/sentimento ao fazer isso.
- Comece a perceber suas reações e emoções. Teve um desentendimento no trabalho? Avalie depois, com calma, como você reagiu e entenda o porque da sua reação. Tem algo que gostaria de melhorar nesse sentido?
- Se questione sobre suas decisões. Não para ficar se lamentando mas entender o porque destas decisões.
Como o Yoga me ajudou na autoconfiança e empoderamento? Clique aqui e lei
Ferramentas que eu testei e gostei
Além de praticar a autoobservação e a autopercepção existem outras ferramentas que podem ajudar. Como eu já experimentei várias e te conto aqui as melhores que conheço até o momento.
Mapa Astral
Entender nossa maneira de ser através da astrologia. O Mapa Astral ou Mapa Natal é como se fosse uma foto da posição dos astros e signos do zodíaco no instante que você nasceu. Segundo a astrologia a configuração do mapa influencia a nossa maneira de ser e agir.
Eu sempre gostei de aprender mais sobre minha personalidade e o mapa astral ajudou a entender várias áreas da minha vida. Mas recomendo fazer com profissional qualificado que não vai só te entregar o mapa e sim explicar todos os detalhes.
Mapa numerológico
Mapa desenvolvido através da numerologia, ou seja, estudos dos números e significados. Dessa forma, o dia que você nasceu e o seu nome completo servem de base do mapa. Como resultado você vai entender como as pessoas te percebem, suas motivações, objetivos e como evoluir no âmbito profissional e pessoal.
Eneagrama de personalidade
Uma técnica pseudocientífica que é principalmente entendida como uma tipologia de nove tipos de personalidade interligadas. É um teste que te ajuda a perceber quais são suas motivações, pontos fortes e pontos fortes.
Frequentemente usado em dinâmicas em empresas para entender perfil comportamental. É um exercício super interessante que pois pode revelar ou confirmar muito sobre você.
Teste de Estilo Pessoal
Entender o seu jeito de ser te ajuda a escolher as peças de roupas que comunicam o que você quer comunicar. Ou seja, se vestir de maneira mais verdadeira e fiel aos seus objetivos.
O teste de estilo pessoal pode ser feito por consultoras de imagem formadas de forma online ou presencial. Eu faço esse teste dentro da minha Mentoria de Estilo. Clique aqui e conheça.
O interessante de se pensar em entender o estilo e a forma de vestir é trazer consciência para as escolhas. Pois muitas vezes você está escolhendo as roupas por hábito. Se esquecendo que elas são como uma embalagem onde as demais pessoas te perceberem e lidarem com você. Pense nisso!
Terapias e autoconhecimento
Seja terapia com psicólogas ou em terapias holísticos ter um profissional te guiando no processo de autoconhecimento é muito interessante. Eu já fiz terapia tradicional, aquele bate papo com psicólogas. Mas também já fiz ThetaHealing e constelação familiar. Todos me ajudaram muito na resolução de problemas do passado para poder focar no presente e futuro.
Recomendo fortemente que se você se sente perdida, desanimada ou sem perspectiva. Vá, mas vá sem preconceito e experimente. A terapia pode transformar.
Por que autoconhecimento muda tudo?
Convivemos com nós mesmas 24h por dia, 7 dias por semana. Então conhecer essa pessoa que convivo tanto faz muita diferença. Mas talvez você esteja pensando: eu convivo comigo o tempo todo, já me conheço. Nem sempre. A verdade é que não temos tempo pra parar para pensar nas nossas escolhas. Ou seja, somos atropeladas pela rotina maçante ou pela pressa de chegar ao tal sucesso.
Parar um momento para alinhar seus desejos mais verdadeiros e foco muda tudo. Porque é super importante entender isso para começar a tomar ações no presente que vão trazer os benefícios no futuro.
E você? Já começou seu processo de autoconhecimento?
Beijos 🙂
[…] Você pode gostar: 5 ferramentas de autoconhecimento para te ajudar no processo […]
[…] Leia também: 5 ferramentas que me ajudaram no autoconhecimento […]
[…] mais acertadas, entende seus gostos e consegue traduzir isso nas roupas e acessórios. Por isso o autoconhecimento e autoconfiança estão também em alta. Nunca foi tão necessário ser autêntico e fiel a suas […]