Como se vestir aos 30 anos? Reflexões e algumas instruções
A cada virada de década é normal buscar uma modernizada no visual. E como se vestir aos 30 anos é uma das dúvidas mais comuns de jovens mulheres.
Eu poderia criar uma lista enorme com dicas e sugestões do faça isso ou não faça isso. Mas é mais prudente te ensinar a acolher e entender as mudanças da vida, principalmente quando passamos dos 30 anos. Já tem um tempinho que passei dos 30 e sempre atendi mulheres com 30 ou 40+. Então estou com experiência de casa para escrever este texto rs.
Você pode gostar também: 10 lições de estilo para um guarda-roupa funcional
Por que nos preocupamos (mais) com a imagem depois dos 30?
30 é um número com certo peso. Afinal já encaramos o mundo como mulheres adultas, cheia de expectativas (nossas e dos outros sob nós) e por enfim se mostrar a que veio.
A fase dos 30+ é uma fase muito boa, como todas as outras, mas tem seus desafios. No geral, as mulheres 30+ estão enfrentando desafios no mercado profissional. Então se vestir aos 30 anos passa a ser uma mistura de: parecer profissional + mostrar que posso ir além + parecer quem eu sou. E convenhamos que essa é uma conta desafiadora para fechar.
Por isso não tem como falar do vestir e da moda sem falar da vida. Do contexto sociocultural de cada mulher e da sociedade que ela está inserida. Pra vestir bem depois do 30 é importante entender o cenário, os desejos dessa mulher, os desafios daqui pra frente.
A maioria das mulheres 30+ já estão no mercado de trabalho. Muitas vezes fizeram dos terninhos pretos seus aliados para mostrar profissionalismo. Mas, hoje, depois dos 30 já veem a necessidade e certa liberdade de se mostrar um pouco mais. Nós mulheres quando vamos para o mercado de trabalho muitas vezes recebemos quase que um manual de como se masculinizar para entrar no jogo. Eu sei, eu já passei por isso (se você ainda não me conhece eu tive uma carreira de engenheira antes de trabalhar com moda).
E na verdade eu nem culpo estes “tais manuais”, eles me ensinaram a entrar no campo. Pois só quem participa do jogo pode mudar as regras do jogo não é mesmo? Então eu encaro essa masculinização da mulher dos 20-30 anos, principalmente aquelas com profissões ditas masculinas, como algo que precisamos passar ainda (e faço muitos votos para que num futuro próximos as gerações seguintes estejam mais igualitárias).
O ponto é, depois dos 30 anos você já tem certa experiência profissional, tem um pouco mais de liberdade financeira, está mais madura em relação a você mesma e com isso pode se arriscar mais na hora de vestir. Está tudo interligado!
Driblando os obstáculos para se vestir melhor aos 30 anos
Um dos grandes desafios que as mulheres enfrentam nessa fase da vida é: tenho capital para investir e os comerciais ficam me dizendo que eu preciso disso e daquilo. A ascensão do mercado de moda nos últimos 30 anos é notório. As fast fashion surgiram no anos 90 o que tem o seu lado benéfico, por exemplo, eu só pude começar a consumir moda através dessas lojas. Tenho total consciência que esse é um meio onde várias mulheres podem experimentar o vestir. E faço votos que continue a existir porém com mais regulação e com trabalhos justos.
O desafio surge quando as roupas baratas encontram o marketing aí é que a coisa complica. E foi o que aconteceu nos anos 2000 potencializado com as redes sociais atuais. Ou seja, muita propaganda com foco em pessoas 30+. Grandes empresas apostaram na venda rápida, a moda e seu movimento acelerado, a nossa necessidade de se encaixar. O resultado é guarda-roupa lotados de roupas que te falaram que seria incrível ter, ou de roupas que você levou para casa porque o preço era tão incrível que você não podia deixar passar. Mas no final um vazio de não saber o que usar verdadeiramente.
5 maneiras que uma consultora de estilo pode mudar sua forma de encarar a moda
Aos 30 anos a gente se questiona mais por isso vem a inquietude com o guarda-roupa. Nosso corpo muda nesse meio tempo. Algumas mulheres mudam de carreira, começam uma família, mudam para o exterior, conquistam grandes cargos que talvez não imaginavam nos seus 20 anos. Logo o armário não pode ser o mesmo, fica desconexo.
E como se vestir aos 30 anos? Melhores práticas!
Eu, particularmente, acho incrível a possibilidade da gente se reinventar com o passar dos anos. É saudável e até muito criativo repensar quem somos e como nos apresentamos. Afinal os anos passam, a experiência chega, as demandas e desejos mudam. O que é natural e feliz da vida humana moderna!
Por isso a melhor resposta para como se vestir aos 30 anos é: vista-se de quem você é. Ok, ficou clichê essa frase. Mas, de verdade é o melhor caminho. Agora que você já alcançou certa maturidade é legal entender o porquê das coisas.
- Por que você escolhe as roupas que tem no seu armário?
- Por que algumas roupas te deixam mais confortáveis que outras?
- Será que é só parecer séria e profissional que importa?
- E como se vestir fora do trabalho?
- Será que você precisa de todas essas roupas?
O conhecimento e acesso a informação nos liberta também das amarras no vestir.
5 motivos para você pensar em criar um armário cápsula hoje mesmo!
A busca por vestir melhor depois dos 30, 40, 60 anos não nos abandona, afinal estamos em constante evolução. Por isso sugiro uma pausa nessa correria. Parar um pouco para se conhecer e entender suas reais necessidades. Entenda seu corpo, qual sua proporção corporal? O que você ama em você? Você tem valorizado isso com a roupa. Nos falam muito sobre a necessidade da mulher cobrir o corpo, comprar roupas, estar elegante, ficar feminina (mas não demais). Mas pouco nos contam sobre como fazer isso!
Dá pra ficar estilosa depois dos 50 anos? Spoiler: estas 5 influencers te provam que é possível
O que fica bem usar depois dos 30?
Aquela pergunta traiçoeira que eu sei que você já se fez ou já pensou. Será que eu já não tô muito velha para usar esse shortinho? Ou ainda, essa saia midi me deixa com cara de uma senhorinha. Não existe uma listinha de pode ou não pode aos 30 (e nem aos 50 anos, aproveito para já te adiantar esse fato!).
Mas isso não quer dizer que você não possa ter como uma preferência não usar shortinho, ok? Meu papel aqui é te questionar, você realmente se sente desconfortável com o shortinho ou foi algo que você ouviu por aí e incorporou pra si?
Nunca antes na história da moda estivemos tão abertos a possibilidades. Estamos caminhando (a passos lentos!) para mais inclusão e isso passa pela roupa. O caminho pra você é criar um repertório de moda, ver as possibilidades, ampliar horizontes e fazer escolhas. Vestir também é escolher e escolher olhando para várias possibilidades é a melhor forma de escolher. Vá se descobrir e se inspirar. O Pinterest é a melhor plataforma quando falo de inspiração de moda, eu estou por lá há anos (clique aqui para me seguir no Pinterest).
Algumas sugestões de como se vestir aos 30 anos:
Como consultora de estilo eu tenho algumas sugestões para você que está na casa dos 30 anos, precisa de se vestir melhor para tirar esse ar de pessoa super jovem, transmitir maturidade sem ficar careta. Veja aqui um exemplo de como adaptar seus looks.
Por onde começar!
Meu convite é pra você mergulhar em você pra achar as respostas mais verdadeiras em relação ao seu estilo próprio e suas necessidades atuais. Meu trabalho é guiar você neste mergulho! Te auxiliando a fazer escolhas de roupas e acessórios que condizem com seu momento de vida e com quem você verdadeiramente é. Clique aqui para conhecer minha Mentoria de Estilo.
Beijos 🙂
comentários.