Consumo consciente de moda: 5 passos simples para começar hoje!
Com o aumento das produções de roupas juntamente com a força do marketing fez com que consumíssemos mais itens de moda. Porém é urgente tornar o consumo consciente de moda uma prática mais comum, simples e fácil de ser adotada.
5 passos para um consumo consciente de moda
São muitas as maneiras de ter uma relação mais consciente com a moda. O primeiro é, por exemplo, entender que o consumo exagerado é prejudicial para o meio ambiente e também para nossa saude mental. Por isso hoje eu te mostro 5 passos simples para começar a adotar um consumo consciente de moda.
Aprenda a cuidar das suas roupas
Existe uma maneira certa para higienizar, lavar e cuidar das suas roupas. Aprender esses truques e boas práticas faz com que as roupas durem muito mais no seu armário. Evitando que você tenha que descartar roupas porque errou na hora da lavagem, por exemplo.
Usar mais o que você já tem
O consumo consciente de moda passa também por usar várias vezes a mesma roupa. Foi-se o tempo que repetir roupa era visto como pessoa sem recursos. Na verdade não tem nada mais cafona do que não valorizar o que você já conquistou.
Busque inspirações para usar as peças do seu armário de forma diferente da habitual. Quem sabe uma camisa vira uma terceira peça. Um vestido pode ganhar novos ares quando usado com botas. Ou seja, tem como usar a mesma peça em ocasiões e formatos distintos em looks.
Você pode encontrar inspirações para multiplicar seu armário no meu perfil no Pinterest e também no meu Instagram através da #guardaroupaotimo.
Aprenda com quem entende do assunto
Conhecimento muda tudo e essa é também uma máxima quando falamos de moda consciente. Dessa forma para não se deixar levar pela propaganda ou emoção do momento na hora de uma compra busque entender mais sobre se vestir, sobre seu estilo e seu corpo.
Atualmente milhares de consultoras de estilo, assim como eu, tem perfis em redes sociais que auxiliam e educam em relação a moda e estilo. Vá aprender sobre! Quanto mais você souber mais chance tem de fazer escolhas melhores na hora das compras.
Alugue ou pegue emprestado
Se a cada ocasião que surge você vai comprando uma roupa nova para usar pode parar que tem algo errado. Nem sempre você precisa de uma roupa nova para impressionar naquele jantar de trabalho. O ideal é que você tenha um guarda-roupa funcional que contenha peças que facilitem esse transitar entre as ocasiões. Mas se mesmo assim você achar que precisa de uma roupa diferente considere alugar ou pegar emprestado com uma amiga.
Na há mal algum em usar uma roupa alugada, na verdade eu até recomendo! Para casamentos, coquetéis, formaturas que exigem uma certa formalidade não faz sentido comprar vestido somente para isso. É muito mais prático alugar de acordo com a moda atual e também com o seu corpo do momento.
Eu já pude atender diversas mulheres que guardavam vestidos que usaram em casamentos de 5-10 anos atrás. Ou seja, é bem provável que nem usarão mais! Gastou um dinheirão no vestido para usar 1 vez, responda sinceramente, isso vale a pena?
Alugar é muito mais fácil e prático. Você escolhe o modelo, eles fazem o ajuste necessário, te entregam limpo e você devolve no tempo combinado. Voilá!
Revise seu armário a cada mudança de estação
Gerenciar bem o seu guarda-roupa é interessante para quem quer ter uma relação mais consciente com a moda. Saber o que tem dentro do seu armário e o que de fato você usa faz toda a diferença no vestir do dia a dia.
Por isso reserve um tempo para fazer um detox e organizar seu guarda-roupa de forma estratégica. Isso facilita a sua criatividade na hora de se vestir, dá uma sensação melhor ao abrir o armário. E de quebra você pode descobrir peças para doar ou vender dentro do seu armário e ainda faturar uma graninha.
Consumir menos é importante sim
O consumo consciente de moda antes de ser um consumo zero é um consumo bem pensado. Pois consumir menos é importante sim. Mas é ainda mais interessante que você traga consciência para quando for consumir. Dessa forma você faz escolhas melhores, faz as peças durarem e rende um armário cheio de histórias e significados. Pense nisso.
Consumo consciente de moda e moda sustentável
Existe uma pequena diferença entre os termos que acho interessante trazer aqui para vocês.
- Moda sustentável: se preocupa com os métodos de produção, matéria prima, condições justas de trabalho, insumos mais amigáveis para o meio ambiente.
- Consumo consciente de moda: quando o cliente traz da sua capacidade de discernimento para comprar menos e melhor.
Resumindo, consumir de forma consciente faz um bem danado! Para o planeta, para o seu bolso e para a sua auto estima. Que tal adotar estes 5 passos e já sair na frente?
Beijos 🙂
[…] Leia: consumo consciente de moda, 5 passos para começar já! […]