Cuidados com a pele na gravidez: minha rotina de skincare
Desde que eu descobri que estava gerando um bebê tratei logo de marcar uma consulta com uma dermatologista para ajustar os cuidados com a pele na gravidez. E depois das orientações iniciais dela, entre a lista de pode e não pode na gestação comecei a fazer uma pesquisa sobre os produtos. Até que cheguei a rotina de skincare que usei (e tenho usado) na gestação e hoje quero compartilhar com vocês porque tem muitos produtos que não servem só para essa fase, ok?
Principais cuidados com a pele na gravidez
A minha preocupação inicial era manter a pele saudável e bem cuidada e, se não fosse pedir demais sem manchas/marcas que são comuns de ocorrerem na gravidez. Então meu foco foi manter hidratação em dia tanto do corpo quanto do rosto e proteger essa pele para que não surgisse marcas. Adaptei a rotina em dia e noite e fui analisando como minha pele respondia para ir ajustando. Confira abaixo os produtos que usei e como tenho usado.
Rotina para o rosto dia
Primeira coisa que fiz foi trocar meu sabonete facial, antes eu usava o La Roche-Posay Effaclar concentrado e passei para o da mesma marca mas para peles sensíveis – Gel de Limpeza Facial La Roche-Posay – Effaclar Alta Tolerância. É um ótimo sabonete, principalmente se você tem pele mista, ele limpa sem deixar repuxando ou ressecar demais.
Depois de limpar a pele eu passo Vitamina C que é liberado na rotina skincare de grávida. Ela ajuda a manter a pele mais uniforme e previne manchas simples. Uso a Vitamina C da Simple Organic e adoro! Ela é bem fluida, não pesa na pele, bastam 3 ou 4 gotinhas para o rosto todo. Melhor de tudo é que não tem cheiro. A primeira vista o preço dela pode parecer alto mas ela rende muito bem. Meu primeiro frasco durou 5 meses usando todos os dias pela manhã.
Já a área dos olhos era também uma preocupação minha porque naturalmente tenho essa região mais pigmentada e na gravidez não dá para usar muitos tratamentos. Optei por usar somente um hidratante específico para a área e retornar com os tratamentos após a amamentação. O hidratante que usei foi o da Gel Calmante Contorno de Olhos Bioderma, ele é leve, suave, sem cheiro. Não é dos mais potentes para essa finalidade mas faz o básico bem feito e foi indicado pela dermatologista por ser exatamente bem suave.
Veja também: solução de cafeína para área dos olhos, será que funciona?
O item mais importante da rotina de skincare: protetor solar
O passo mais importante dos cuidados com a pele na gravidez é o protetor solar. Devido aos hormônios é possível acontecer uma pigmentação maior da pele e surgir o melasma. E só tem um jeito de tratar durante a gestação que é usando protetor solar.
Por recomendação da dermatologista comprei o Protetor Solar com Cor Bioderma – Photoderm Nude Touch FPS 50+. Não é meu protetor solar favorito porque não gosto muito das opções com cor mas usei por conta da proteção ser maior e ele ser um protetor solar físico, que é mais indicado para gestantes. (Comprei na cor clara porque vi muitas pessoas falando do tom e realmente o tom claro ficou bom pra mim e até oxida, não entendi bem a lógica de tonalidades da marca visto que eu sou tom médio a escuro em diversas outras marcas.)
Já para o 2 trimestre comprei também o Protetor Solar Facial La Roche-Posay – Anthelios Hydraox FPS 60, como gosto muito da marca esse foi um produto que me agradou muito. Ele não tem cor mas tem uma proteção boa e segui intercalando o da Bioderma com o da La Roche.
Os lábios ressecados é algo que me incomoda demais mesmo antes da gestação e eu usei alguns produtos para essa finalidade. O Protetor Labial Nivea Med Repair FPS15 é o que tem a melhor relação custo benefício, o preço é ótimo e a hidratação muito digna. Também experimentei o Cicaplast Lábios La Roche-Posay – Reparador Labial que é muito bom, porém o preço é mais alto e eu acabei deixando para usá-lo na rotina da noite e durante o dia ia reaplicando o protetor da nívea.
Rotina para rosto noite
Para a rotina da noite eu faço apenas 3 passos: demaquilar, limpar e hidratar. Para tirar o protetor solar eu uso um Óleo Demaquilante Facial Bioré – Make Up Remover que é maravilhoso! Pra mim é o melhor do mercado, já usei de marcas até mais caras e nenhuma chega aos pés dele. Além de render pra caramba!
Limpo a pele com o mesmo sabonete líquido da La Roche-Posay e passo para hidratação da área dos olhos com o da Bioderma (mesmo da rotina do dia). Para completar a hidratação do restante do rosto uso o Sérum Concentrado Bioderma – Hydrabio que segue a mesma ideia de ser leve, sem cheiro e perfeito para essa fase (ou para quem não curte muito cheiros). Esses 2 hidratantes da Bioderma eu comecei a usar logo no 2 mês de gravidez e estou no 9 mês e ainda tenho produto para usar, ou seja, rende demais!
E a skincare corporal na gestação?
O corpo merece atenção muito especial durante a gravidez, isso porque ele passa por tantas transformações, estica em algumas partes, resseca em outras e tem até quem enfrenta um excesso de oleosidade. Por isso cabe observar seu corpo e sua pele para entender as necessidades.
Por aqui a minha pele do corpo é extremamente seca, mesmo antes da gravidez meu corpo sempre foi mais ressecado que meu rosto. E então juntou dois fatores: a gravidez e o inverno, pronto! Fiquei totalmente de pele ressecada a ponto de coçar e doer mesmo.
Nos primeiros meses de gestação e de cuidados com a pele na gravidez usei a Loção Corporal Hidratante CeraVe sem cheiro, mas outra sugestão também o da Cetaphil. No dia que comprei comparei os preços e comprei o que tinha melhor custo-benefício mas as 2 marcas são bem similares. Esse hidratante da Cerave não é oleoso e absorve super rápido na pele, características super importantes pra mim. No comecinho da gestação eu não aguentava cheiro por isso tive de ficar nesses hidratantes até passar da 12 semana de gestação.
Logo que entrei no 2 trimestre da gestação já consegui tolerar uma fragrância suave na pele. Foi então que comecei a usar o melhor hidratante para estrias para grávida o Creme Antiestrías Isdin Woman da marca ISDIN. Ele é mais consistente que os da Cerave e muito potente. Uso de noite e no próximo banho dá pra sentir que a pele ainda está hidratada, muito bom. O rendimento também é fantástico, durou 4 meses por aqui usando 1 vez ao dia na barriga, mama, quadril e bumbum. No restante do corpo eu usava o da Cerave deixando o especial (e mais caro) de estrias só para as regiões mais críticas.
Já no 3 trimestre minha pele ficou ainda mais ressecada de forma que chegava a coçar e descamar. Por isso precisei fazer uma força tarefa para manter a pele hidratada. Troquei o sabonete tradicional em barra por um óleo de limpeza corporal e foi a melhor coisa que eu fiz. Acho que não volto mais para o sabonete rs.
O que é o óleo de limpeza corporal?
Eu usei o Óleo de Limpeza Hidratante e Anticoceira La Roche-Posay Lipikar Cleansing Oil AP+ e ele tem aparência de um óleo leve, praticamente sem cheiro. Para usar é simples, coloco 2 pumps na palma da mão e passo no corpo úmido. O segredo é passar fora do jato do chuveiro pra evitar desperdiçar o produto. Então quando você passa o óleo no corpo úmido ele cria uma espuma suave, deliciosa, que limpa sem agredir a pele, tudo de bom! A marca recomenda que o óleo pode ser usado no corpo todo mas se você não sentir confiança na limpeza pode lavar a região que mais transpira (axila e região perianal) com o sabonete normal e deixar o óleo para o restante do corpo, fica a critério do freguês. Tenho usado assim e amado!!!
Por ser um produto um pouco mais caro eu pensei muito antes de comprar mas te conto que valeu o investimento. Tenho usado há quase 2 meses e agora que ele está chegando na metade, rende bem e deixa a minha pele livre de coceiras. Percebo até que a hidratação da pele está melhor agora que aliei o óleo de limpeza + hidratante potente.
Cuidados especiais no finalzinho da gravidez
Nos últimos 3 meses de gravidez eu redobrei a hidratação do corpo, isso porque é o momento que a pele vai esticar mesmo! A barriga cresce e ganha peso então precisa de elasticidade para evitar estrias e tem o desconforto da pele não ficar coçando.
O que eu fiz foi passar hidratante 2 vezes ao dia. Logo pela manhã passo o Cerave na barriga, mama, quadril e bumbum. E a noite, após o banho, passo o ISDN nessas regiões também. Eventualmente durante o dia quando eu sinto a pele da barriga coçando eu reaplico o Cerave ao invés de me render a coceira.
O que vale mesmo a pena comprar?
Um bom hidratante corporal! Isso porque os hidratantes cosméticos (tipo boticário, natura, etc) não tem o poder de hidratação que os hidratantes de laboratório tem. Por isso eu acho mais interessante investir em um hidratante potente (que não necessariamente vai ser grudento na pele). O da ISDN foi incrível e não saiu nenhuma estria na minha barriga.
Mas se você achar puxado os hidratantes específicos minha sugestão é caprichar mais na hidratação. Por exemplo aplicando mais vezes ao dia. Porque o que eu noto de diferença entre estes mais caros e os mais comerciais/cosméticos é o tempo de ação do produto na pele. Então cabe colocar na balança e avaliar o que faz mais sentido para você.
O protetor solar também é um item que vale o investimento com toda certeza! Na rotina de cuidados com a pele na gravidez ou fora da gestação é um item indispensável para manter a pele protegida e livre de manchas.
Além da skincare, o que dá pra fazer pra melhorar a pele na gravidez?
Comer bem e beber muita água. Mas é muita água mesmo! Eu sempre tomei muita água mas na gravidez eu sinto uma sede absurda chegando a beber uns 3 – 4 litros facilmente. Minha sugestão é que você dê atenção para o que você come e bebe, isso impacta na sua pele sim. Se você puder visite uma dermatologista e uma nutricionista são 2 profissionais que podem te ajudar a passar uma gravidez mais tranquila em relação a pele e bem estar.
Se você gostou do post ou tem uma amiga grávida que precisa dessas dicas de cuidados com a pele na gravidez compartilha o link 🙂
Beijos 🙂
[…] Leia também: rotina de pele durante a gravidez. […]
[…] Leia também: minha rotina de skincare grávida […]
Que tudo, muito obrigada pelo conteúdo! ♥️