A desigualdade de gênero ainda é um fator que atinge alguns setores
Não é mais novidade que as mulheres vêm lutando há anos pela busca de igualdade perante a mundo moderno dominado pelos homens. Com muita perseverança foi assim que em 3 de maio de 1933, a mulher brasileira, pela primeira vez, em âmbito nacional, conquistou o sonhado direito civil de votar. Essa foi apenas a primeira vitória da mulher perante a um regime machista que era exercido até aquele período, mas muito foi feito após esses 86 anos.
Foram muitas as conquistas das mulheres nestes últimos anos, desde âmbito profissional aonde contribui ativamente em todos os setores de atividade produtiva, lado a lado com os homens, em muitas das vezes se destacando por sua atenção ao detalhes e dedicação. Claro que muito ainda precisa ser feito, o reconhecimento e valorização das suas capacidades é uma luta diária – que ainda precisa superar diversos obstáculos para erradicar em definitivo a discriminação de gênero.
Um grande exemplo que mostra muito bem o quão longe está ainda essa vitória é quando analisamos o âmbito do mundo a motor. Não é de hoje que a mulher sofre muita descriminação quando exerce o simples ato de dirigir seu carro, apesar de pesquisas mostrarem exatamente o contrário da lendária afirmação (cheia de machismo por sinal) “Mulher no volante, perigo constante.”
O mais curioso desse tipo de pesquisa é que, em geral, ao serem entrevistados os homens demostram claramente acreditar que dirigem melhor que as mulheres. Mas as seguradoras pensam diferente deles, sim mulheres costumam pagar bem menos para contratar o importantíssimo seguro automotivo – que pode chegar a 15% de desconto (dependendo claro da faixa etária da contratante). Mas se por um lado as mulheres conquistaram certos benefícios consideráveis, contrapartida no quesito manutenção automotiva elas vêm sofrendo bastante discriminação. Claro que com o avanço da internet, algumas ferramentas vêm facilitando a vida das mulheres, hoje elas podem comprar desde peças mais complexas até itens simples para limpeza de seu amado carro em diversas lojas online, para ter um grande exemplo basta que se visite o website – nele as mulheres encontraram a simplicidade e rapidez que procuram.
Pesquisas recentes revelam que o simples ato de levar seu carro para uma inspeção de rotina, em seu mecânico de confiança, pode gerar certos prejuízos. Fica difícil de acreditar que a associação de mulheres e reparos podem proporcionar um preconceito evidente, obrigando elas a pagar cerca de 30% mais do que os homens para realização dos mesmo serviços. Veja que essas duas pesquisas se contradizem claramente, como um indivíduo que teoricamente dirige com mais cautela e por consequência causa menos acidente pode pagar mais para efetuar reparos em seu veículo? São essas discrepâncias que as mulheres precisam enfrentar no seu dia a dia, em um mundo repleto de desigualdade de todos os tipos.
comentários.