10 dicas de como planejar uma viagem internacional
Viajar é tudo de bom! Mas exige alguns preparativos principalmente se você for viajar para fora do Brasil. Reuni hoje 10 dicas de como planejar uma viagem internacional para te ajudar a não ter surpresas antes, durante e depois da viagem.
Como planejar uma viagem
Separei 10 passos para o planejamento perfeito de uma viagem. Claro que cada pessoa e cada viagem tem a sua particularidade mas no geral esse passo a passo funciona para todas as situações.
Escolha o destino e tipo de viagem
Essa parte parece óbvia mas se você esta planejando passar dias em uma viagem internacional na Europa, por exemplo, é comum você ter mais de um destino na lista. Por isso escolha o seu destino ou destinos de ante mão. Outro ponto interessante e fundamental é definir o tipo de viagem: se vai ser um mochilão, se é férias com a família, lua de mel, etc. Cada tipo de viagem tem a sua exigência e isso vai ajudar nos próximos passos. Se você for fazer um mochilão e quer conhecer pessoas talvez o mais recomendado é se hospedar num hostel ao invés de um hotel com vista privilegiada. Entenda que o jeito que você quer levar a sua viagem impacta nas decisões.
Prepare os documentos
Já que você está planejando uma viagem internacional é indispensável que você faça uma lista dos documentos necessários e exigidos pelo país de destino. No geral você precisa de passaporte com validade de no mínimo 6 meses (consulte sempre as regras dos países porque esse limite pode variar). Alguns países exigem visto, vacinas, etc. Sempre pesquise com antecedência.
Leia também: como eu tirei o visto americano morando no Canadá
Compre suas passagens
Eu recomendo que quando você decidir fazer uma viagem comece a pesquisar preços de passagem. Coloque alerta nos sites de busca para que você seja avisa de promoções, isso pode te fazer economizar muito.
Compute as milhas
Um passo muito importante e que acaba passando despercebido por muita gente. Mas você vai ser esperto e colocar computar a suas milhas de viagem, viu? Viagens internacionais rendem um bom número de milhas que podem te ajudar em viagens futuras!!! Mesmo que você não pense em viajar novamente não custa nada armazenar as suas milhas.
Para computar as milhas é só você se cadastrar num programa de milhagem, tipo smiles, multiplus ou outros próprios de companhias aéreas.
*Se na hora da compra da passagem você esquecer de colocar os seus dados para milhas não se preocupe no dia da viagem, na hora do check-in, você pode solicitar.
Leia também: 5 dicas para quem vai pela primeira vez para a Europa
Seguro viagem: o passo mais importante em como planejar uma viagem sem stress
Você precisa fazer um seguro viagem antes de decolar do Brasil. Eu julgo como obrigatório porque ninguém está imune a acidentes! É igual seguro de carro, a gente faz e torce pra não usar! Mas não dá pra sair sem. Se você está viajando através de uma agência de viagens eles podem te recomendar o melhor. Se você está viajando por conta própria (minha maneira preferida!) é só buscar na internet um de boa reputação e fazer.
Leia também: Lua de mel em Roma? Tenho um roteiro perfeito para você
Pesquise sobre o país de destino
Uma das dicas de viagem mais preciosas que posso te dar é: pesquise! Dá um googlada básica no país que você vai visitar. Entenda um pouco da localização dos pontos turísticos, do clima e até da cultura. Assim você já chega bem preparado para o que vai ver por lá.
Faça um roteiro de viagem
Tem pessoas que detestam viajar com roteiro porque acham que assim podem vivenciar melhor a cidade. Eu concordo em partes! Acho que ter um roteiro é um bom guia do que fazer, onde comer e onde ir na cidade. Sem precisar ser dia tal ir em museum tal! Entende a diferença? Selecione lugares imperdíveis, restaurantes legais em uma lista assim você não volta pra casa frustado de não ter ido em algum lugar que gostaria.
Reserve a hospedagem
Agora que você já sabe o tipo de viagem e os lugares que quer visitar pode reservar a hospedagem. Hoje existem muitas opções como hostel, hotel, aluguel por temporada etc. Procure a que se adequa melhor ao seu orçamento e suas necessidades.
Arrumar a mala
Já que você está seguindo estas dicas de como planejar uma viagem internacional eu tenho que te dizer que planejar a mala de viagem é outro ponto importante. Muita gente detesta arrumar mala mas pense que este é só um passo para a tão sonhada e planejada viagem! Verifique a previsão meteorológica da(s) cidade(s) que você pretende visitar e então defina as roupas e acessórios que vá precisar. Se você tem dificuldades na hora de fazer mala de viagem conheça meu livro digital. Nele eu te ensino todos os passos para a mala de viagens ideal.
Lembrando que o limite de peso por bagagem e o número de bagagens pode variar. Verifique na sua passagem qual são as regras do voo que você vai usar. Mas eu já fiz post à parte somente sobre bagagem de mão, clique aqui para conferir.
No dia da viagem
Yeah! Chegou o dia da sua viagem e agora é só curtir! Antes de sair de casa faz aquele check nos documentos. Coloque um look confortável para aeroporto e se joga!
Chegue cedo no aeroporto, é recomendado chegar com 2-3 horas de antecedência para voos internacionais. Quando você está com um prazo evita aquela correria e stresse no início de viagem. Depois de embarcado aproveite para descansar (se conseguir!) e se preparar para o seu destino. Faça muitas fotos da sua viagem para recordar!
Estas foram algumas dicas de como planejar uma viagem internacional. Eu espero ter te ajudado de alguma forma. Tem mais alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.
Beijos 🙂
Se inspire com demais conteúdos de moda e estilo de vida no meu Pinterest.
[…] Veja também: 10 passos para planejar uma viagem internacional […]