Dicas para amamentação: o que eu aprendi em 2 anos
Passei 2 anos e 1 semana amamentando e posso te dizer que é a coisa mais cansativa que uma pessoa pode fazer. Mas são inúmeros os benefícios para mãe e bebê por isso é super importante aprender sobre o processo de amamentação e tudo que envolve na hora de alimentar um recém-nascido. Aqui eu reuni minhas principais dicas para amamentação tendo como base minha vivência.

Minha experiência amamentando:
Antes de começar os meus aprendizados neste percurso amamentando é importante dizer que por aqui precisamos fazer a amamentação mista, ou seja, minha bebê se alimentou de leite materno e também fórmula infantil.
Eu estudei muito sobre amamentação enquanto estava grávida. Contratei consultora de amamentação mas mesmo assim estas dicas de amamentação que compartilho aqui eu só adquiri com a vivência. São 5 coisas que eu gostaria de ter aprendido ou lido antes de passar pela amamentação.
Dicas de amamentação
Tenha uma extratora de leite
Este foi um item que não estava no meu enxoval porém fez TODA a diferença no desenrolar da amamentação. Meu leite desceu rápido e em um volume muito grande. Logo fazer as ordenhas foi super necessário e ajudou a aliviar o peso das mamas facilitando para a bebê mamar também.

Eu recomendo que você tenha nem que seja uma extratora simples com você na mala de maternidade ou para usar nos primeiros dias em casa. Pode ser que você não precise, claro. Mas a verdade é que nunca dá pra saber com antecedência. No meu caso eu precisei pedir alguém para sair pra comprar uma de emergência, dessa forma eu não tinha estudado sobre a maquininha, não tinha ideia de que marca comprar, nem sabia o tamanho, nada! Ou seja, deu mais dor de cabeça pra mim.
- Extratora de leite Manual que usei nos primeiros dias
- Extratora de leite dupla Medela que aluguei e usei por 8 meses
Eu sugiro que você estude sobre a extratora de leite, comprei uma manual simples e caso precise depois do parto você investe em uma boa! Eu usei uma manual de farmácia no 2 dia de pós parto e na semana seguinte aluguei uma extratora dupla da Medela que foi a salvação da minha produção de leite.
Estude sobre mamadeiras e fórmula infantil
É claro que eu sou uma defensora do aleitamento materno afinal amamentei por anos. Porém nem todo mundo tem a mesma trajetória e não tem como prever. Por isso eu recomendo fortemente que você leia sobre mamadeiras e tenha 1 no enxoval.
Comigo aconteceu de precisar de mamadeira logo no 5 dia e eu não tinha ideia de qual comprar porque tinha colocado na cabeça que minha bebê ia mamar no peito! Então eu te aconselho a ler sobre mamadeiras e ter pelo menos 1 no seu enxoval. Você pode deixar lacrada e se não usar doar para quem precisa.
O mesmo vale para fórmula infantil, é preciso falar sobre ela! Como eu tinha contratado uma consultora de amamentação me parece que ela e eu estávamos confiantes que tudo ia dar certo com a amamentação. E quando não deu certo nos primeiros dias eu me vi sem conhecimento e suporte para escolher mamadeira e fórmula.
O ginecologista e pediatra podem recomendar, claro. Mas se você é como eu e gosta de estudar antes para estar preparada minha indicação é que você leia sobre a mamadeira e fórmula com antecedência até para desmistificar estes itens.

Escolha bem uma consultora de amamentação
A consultora de amamentação tem um papel muito importante no pós parto. O fato de ter uma pessoa com experiência que vá na sua casa te ensinar e orientar a dar de mamar é maravilhoso. Isso porque na maternidade você não tem tempo de absorver tudo que as enfermeiras e médicos orientam. Por isso, se você tem condições contrate uma consultora de amamentação.
Entretanto eu te recomendo a ter uma conversa prévia antes da contratação para entender como funciona o pacote de serviços de cada profissional. Minha sugestão é que você entre em acordo com a consultora sobre números de consultas, se ela vai no hospital ou não (no meu caso a minha consultora não fazia visita em hospital e minha bebê precisou ficar internada por 6 dias, logo eu fiquei sem esse suporte nos primeiros dias).
Outro ponto de conversar com a consultora é como ela vê as ordenhas, se ela pode orientar no sentido da extração do leite. Também conversar sobre a fórmula e mamadeiras, claro que são recursos de último caso mas no meu entendimento profissionais deveria auxiliar sobre isso também em casos onde a amamentação não consegue ser exclusiva.
Sutiã de amamentação?
Eu testei alguns sutiãs de amamentação e cheguei a gastar uma boa grana em 2 modelos. Porém a verdade é que não usei! Aquele no formato de triângulo que abre e sai o peito não rola. Fica muita camada de pano ali debaixo da mama enrolando na pele do bebê e encharcando de leite que vaza. Não vale a pena!
Um sutiã que eu me adaptei super bem foram os tipos tops, sem bojo, sem muitas camadas, o mais simples. Eu só puxava pra baixo e pronto. Comprei 1 número maior para usar nos primeiros meses e foi ótimo. Além disso esses tops de algodão são mais baratos e práticos. A maioria é de algodão então é bem mais fresco, fácil de lavar e secam muito rápido.
Roupa para amamentar
Esse é o tópico que eu adoraria falar sobre porém estamos a ver navios quando o assunto é roupas para mulheres grávidas e amamentando. Simplesmente são escassas as opções! Eu cheguei a comprar 2 blusas específicas para amamentar e nenhuma foi digna de ser recomendada aqui.
Eu usei muitas t-shirts e regatas enquanto amamentava. No primeiro mês eu ficava cismada com amamentar em público, de ter que levantar a blusa mas sinceramente depois de umas semanas eu acabei acostumando com a ideia. Por fim eu amamentava na praça, no shopping, comendo em restaurante, onde estivesse mesmo.
Eu espero que estas dicas para amamentação te ajudem a se preparar para a maratona que é amamentar um bebê. Desejo que você tenha o suporte necessário e a paciência para essa trajetória. Mas se por fim as coisas não rolarem como você idealizou fique tranquila.
Beijos 🙂

comentários.