Estilo Old Money: o que é essa tendência contraditória?
Se você usa o Tiktok ou até mesmo o Instagram já deve ter visto milhares de jovens fazendo vídeos com o estilo Old Money. Mas pode ser que você ainda não tenha ligado o nome a estética visual desse estilo. Por isso hoje eu quero te contar a origem do Estilo Old Money e porque ele divide opiniões.
Aprenda a se vestir melhor com a ajuda de uma profissional. Clique aqui e saiba mais!
O que é estilo Old Money?
O termo Old Money em inglês foi cunhado para designar uma classe social. Em tradução livre seria algo como dinheiro velho. Ou seja, o dinheiro foi acumulado e passado de geração para geração. Geralmente são grandes herdeiros de famílias burgueses que se firmaram no período da Revolução Industrial.
Como é a estética Old Money?
O visual Old Money é mesmo como a gente imagina pessoas ricas que vivem jogando golfe ou tênis ou praticando hipismo com sua turma também muito abastada de dinheiro e regalias.
Então é bem comum nessa estética um toque extremamente clássico! As roupas são bem engomadinhas! Em tons neutros bege, branco, preto, marinho. Cortes impecáveis e marcas de luxo como Chanel, Dior, Lacoste, Ralph Lauren, entre outras.
Tem um quê de Gossip Girls?
Sim! Apesar de eu não ter assistido a série vi várias fotos do figurino e é muito similar ao Old Money. Porém o estilo Gossip Girls pode ser também conhecido como Preppy, que vem de Preparative School, escolas norte-americanas e também britânicas que usavam o uniforme de saia, camisa, gravata e colete. A estética Old Money bebe nessa fonte também a fim de diferenciar pelo visual os herdeiros dos não-herdeiros.
Por que é uma tendência problemática?
A geração Z se tornou adepta dessa tendência de moda postando vários vídeos com cenários de mansões, carros antigos de luxo, e um apelo grande para o antigo e rico. Esse fascínio pode ser explicado por ser uma fonte de escapismo da realidade atual sim.
Mas também pode ter um viés um tanto quanto problemático ao se divulgar um visual muito conservador, branco, rico. Nesse momento pandêmico onde tivemos recordes de crescimento de fortunas (que dá pra contar nos dedos quem são os bilionários do planeta) e uma desigualdade financeira gigantesca é complicado apoiar essa estética visual que é pautada e nasceu para “celebrar” essas diferenças.
Dá para aprender alguma coisa com o Estilo Old Money?
Sempre é possível aprender algo com as mais controversas situações da moda. Em linhas gerais podemos tirar proveito:
- cartela de cores com tons neutros e a facilidade que elas tem de combinar entre si.
- Os acessórios podem fazer diferença em um look, seja um chapéu, colares, óculos escuros.
- Look em tons de branco, off white e bege funciona sim!
- Azul marinho pode ser um substituto super chique para o preto nos casacos de inverno.
- Suéters deixam o look confortável, quentinho e com um toque clássico.
- O cardigan não é coisa de vovozinha! Dá para inserir em looks mais modernos.
Como toda tendência de moda ela vem inserida em um contexto social, político e econômico. Por isso é interessante entender um pouco mais além das roupas. Isso te ajuda a fazer escolhas mais conscientes e tirar o melhor de um estilo.
Se você gostou da estética Old Money me conta aqui nos comentários qual peça você pretende usar.
Beijos 🙂
comentários.