Industria automotiva está antenada com o público feminino
Mudança. Talvez essa seja a palavra que defina melhor o momento da sociedade mundial. Não é novidade encontramos diariamente em diversos portais, espalhados pelo mundo a fora, notícias que abordam o assunto. Ao longo de muitos anos esse processo vem se estendendo para diversas camadas da sociedade, e muitas das vezes, ditando novas regras e tendências no mercado comercial. Com alterações cada vez mais exponenciais, era evidente que em um determinado momento grandes empresas passassem a monitorar tais “mudanças” de comportamento.
Outro ponto interessante é o fato de todos segmentos paralelos a indústria automotiva vem também se adaptando. Sabemos que a mulher moderna sabe muito bem como poupar seu tempo, optando sempre pela agilidade. Dessa forma, não é à toa que existam uma grande variedade de lojas especializadas em vendas de peças de reposição de carros, como a ExpertAutopecas.pt. Antes o que era uma dificuldade e demandava uma perda de tempo considerável, hoje se mostra bastante dinâmico e fácil executar tais compras no conforto do seu lar.
A indústria automotiva é, assim como muitas outras, vem mudando e se atualizando para atender as necessidades das mulheres. Este é um fato marcante para todo o segmento, antes dominado por homens, hoje temos executivas cada vez mais dispostas a entrar neste clube e muitas delas já ocupam cargos de liderança nas maiores empresas do setor. Além da área especifica de atuação (trabalho), as montadoras vêm cada vez mais dando atenção as consumidoras femininas. Linhas mais expressivas, opcionais que visam facilitar a dirigibilidade e até mesmo opção de motores mais atrativos para seus gostos, são apenas alguns dos itens que visam atender suas necessidades.
Um grande exemplo dessa atenção das empresas para tais modificações do cenário comercial, é o papel da mulher na sociedade atual. Podemos dizer que a grande mudança feminina ocorreu durante a década de 70, se estendendo até os dias atuais, aonde a participação das mulheres no mercado de trabalho tem apresentado uma espantosa progressão. Períodos diferentes, necessidades opostas, e claro, pensamento e voz muito mais participantes em diversos segmentos da sociedade (desde a esfera política como comercial), fez com que as mulheres chamassem literalmente a atenção, de até então, empresas focadas no público masculino.
Em um mundo aonde as grandes corporações enfrentam, cada vez mais, dificuldade para fidelizar seus clientes, podemos afirmar que sai na frente aquela que olhar com mais atenção para “nova sociedade” que vem surgindo e ditando regras já algum tempo.
*Texto elaborado por Fábio Camargo
comentários.