Lições de estilo da Geração Z: o que podemos aprender com essa galera?
Dominando as redes sociais, em especial o TikTok, e se expressando de forma a quebrar vários padrões de lifestyle e moda. A geração Z também mostra sua personalidade nas roupas, nas atitudes, nas poses para fotos. Mas o que nós, que não somos geração Z, podemos aprender com eles? Reuni lições de estilo da geração Z que nos cairiam muito bem!
O Estilo da Geração Z
A geração Z é composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2015. Ou seja, são jovens conectados!! Eles são ágeis, ligados em tudo, preocupados com o meio ambiente, mais conscientes com os demais e teem muito, mas muito acesso a informação. Afinal, eles nasceram com o smartphone na mão. A geração Z tem um olhar curioso e que quebra paradigmas, isso é o que mais me impressiona neles: a atitude!
Na roupa: conforto é o lema!
Se você está acompanhando algum jovem nas redes sociais já deve ter visto que eles meio que aboliram a calça skinny. Decretaram o fim da calça mega justa e eu, como consultora de imagem, tenho que concordar com a galerinha Z. Quem diz que calça skinny é confortável é porque nunca usou uma pantalona em dias quentes.
Conforto é palavra de ordem na hora de se vestir. Então eles usam papetes, tênis, quando optam por salto são confortáveis e no estilo bloco. As calças são nos modelos slouchy, pantalona, wide e até alfaiataria no corte reto (sem elastano!). As blusas são soltas e até oversized.
Em tempos de pandemia e home office essas tendências encabeçadas pela geração Z vieram a calhar e emplacaram! Dessa forma é comum você ver muitas mulheres, mesmo de outras gerações, abraçaram o conforto no vestir.
De onde veem as roupas?
Quando eu digo que eles são antenados é porque são mesmo. Eles já tomaram consciência do impacto ambiental e tentam trabalhar nestes temas. A geração Z está preocupada com o lixo, está apostando nas compras em brechós, adora roupa doada.
E sinceramente, eles estão certíssimos! Não que você tenha que parar de comprar suas roupas favoritas. Mas repensar o que você já tem e como descartar o que já possui é MUITO importante e urgente.
Leia também: passo a passo para um detox consciente no armário.
Todo mundo pode usar tudo!
Sem gênero, sem classificação, sem regras. Pois marcas com roupas sem gênero já é uma realidade. O que permite que todas as pessoas comecem a se expressar de maneira mais autêntica.
Particularmente vibro com essa lição de estilo da Geração Z! E como trabalho na área te digo que não há nada melhor do que ver pessoas se expressando através das roupas.
*Aqui vale uma ressalva. Quando falo expressar não quer dizer usar uma obra de arte, com mix de estampas chamativas e tudo mais. Se expressar no sentido de ser autêntica. Entendendo seu estilo e aprimorando a cada dia mais.
Que peças de roupas a geração Z mais usa?
Calças bem soltas no corpo como: slouchy, wide, a alfaiataria reta ou pantalona. Estampas mais alegres e até mais infantis como margaridas, emojis, listras coloridas. As camisas são oversized, no estilo grandona mesmo. Blazers e casacos que seguem essa ideia de oversized confortável.
Veja abaixo 2 looks que são a cara da geração Z. Se quiser saber mais detalhes de onde comprar peças similares é só clicar aqui ou na imagem para conferir opções.
Viram como essa moçada tem muito pra ensinar pra gente? Acredito que o foco deve ser em prestar atenção e vestir o que realmente nos deixa confortável. E, claro, que prejudica menos o meio ambiente. Essas são os 2 maiores aprendizados dos looks da geração Z.
Gostou do post de hoje? Então me conta aqui nos comentários o que você pretende usar dessas tendências!
Beijos 🙂
Adoro suas postagem. Gostaria muito de saber colocar suas dicas em prática. Pra mim que já passei dos 40 tá difícil me achar.
[…] Veja também: dicas de estilo que podemos aprender com a geração Z. […]