Livros sobre maternidade: o que eu li e gostei
É só ver o positivo no teste de gravidez que automaticamente você começa a receber toneladas de informações sobre esse universo. Foi assim comigo! E eu sei que é aterrorizante! Por isso decidi compartilhar meus favoritos no tema livros sobre maternidade.
Leia também: o que eu vesti no primeiro trimestre da gestação
Livros para ler durante a gestação
Enquanto você espera pelo seu bebê você pode ler tudo sobre gravidez, parto, amamentação, etc. Mas confesso que eu não li muito sobre esses temas. Preferi algo mais sutil partindo para uma parte mais psicológica da dificuldade de criar um ser humano… Vamos a minha lista com breve explicação do porque eu gostei de cada livro.
Você pode gostar também: minha rotina de skincare na gravidez
O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido
Pra mim é um livro divisor de águas no entendimento sobre formação psicológica de ser humano! É um tipo de livro que TODO MUNDO deveria ler, mesmo sem ter filhos e principalmente se tem filhos.
Talvez você deva conversar com alguém
Outro livro interessantíssimo, mesmo pra quem não tem filho mas principalmente pra quem está grávida. Afinal a gravidez mexe demais com a gente! Se você não faz terapia e pode fazer marque logo seu horário. Mas se você não pode arcar com terapia agora esse livro vai te dar uma boa ideia de como funciona o trabalho de psicologo ou psiquiatra e de como eles podem ajudar.
Livros sobre maternidade: como educar e afins
Crianças dinamarquesas
Um guia para educar crianças corajosas e confiantes. Achei interessante principalmente por mostrar como a cultura impacta nossa percepção sobre as crianças. Estar aberto a diferentes culturas é muito benéfico, vale a leitura.
O Bebê Montessori
Desde antes de ficar grávida eu já sabia da existência da metodologia Montessori mas mergulhei a fundo com este livro. Vale a pena ter o exemplar do livro físico porque tem imagens que ficam mais interessantes no papel do que no Kindle.
Neste livro você vai encontrar um pouco de teoria mas MUITA prática de como permitir que seu bebê se desenvolva de forma ativa e independente. Ensina brincadeiras e atividades, além de dar um panorama geral de rotina, o que é incrível para mães de primeira viagem.
A Criança Montessori
Ainda falando sobre Montessori esse livro também é da Simone Davis mas aqui ela explora o bebê após 1 ano de idade. Nessa fase, também conhecida como toddler, eles são como esponjinhas absorvendo e criando muito. Por isso vale a pena conhecer um pouco mais sobre a metodologia e aplicar o que fizer sentido na rotina da sua casa com sua criança.
Comida de bebê
Talvez você ainda não conheça a Rita Lobo, o que acho difícil, mas ela é a professora de culinária mais didática e gente boa que eu já tive notícia. Ela tem muito conteúdo online mas os livros dela são impecáveis. Vale comprar o livro físico, afinal, estamos falando de um livro de culinária.
O livro está super atualizado com as ultimas pesquisas cientificas sobre alimentação infantil e mostra o passo a passo de como fazer pratos básicos porém cheios de sabor para o bebê e pra família toda também.
Leia livros que não são de maternidade!
Na fase pós-parto a gente se sente monotemática, só pensa no universo do bebê. E sinceramente, é sufocante! Quando minha filha estava perto dos 7 meses e eu estava mergulhada na dedicação exclusiva daquele ser, sentia meu cérebro derreter. E pra “escapar” do tema maternidade eu busquei ler livros de temas aleatórios, no meu caso, romances. Que não falavam de mães, que não falavam de filhos. Eu só queria uma boa história para me distrair, como um hobby mesmo. E daí eu li os livros abaixo:
- Amanhã, amanhã e ainda outro amanhã
- Comédia Romântica
- Leitura de Verão
- O Jeito Harvard de ser feliz
- Hygge: o segredo dinamarquês para viver bem
- Anos de chumbo e outros
Dá pra ler com um bebê em casa?
Ta aí um super desafio, eu sei! Mas o que eu fiz foi usar muito o Kindle, assim eu conseguia ler enquanto amamentava ou enquanto ela estava tirando uma soneca já que eu nem sempre conseguia dormir durante o dia com ela. Quando as sonecas diminuíram eu parti para as leituras de romances e tenho lido todo dia antes de dormir, mesmo que seja por 10 minutos. Antes eu ficava no celular durante estes 10 minutos e não era tão interessante quanto os livros.
Mais livros sobre maternidade, precisa mesmo?
Eu sei que existem toneladas de livros sobre criação de filhos e eles são incríveis. Porém fica minha observação aqui para você recém mãe tentar sair também desse universo, ler livros de outros temas podem ajudar a despressurizar a mente.
Se você tem outra indicação de livros deixe aqui nos comentários.
Beijos 🙂
[…] Veja aqui: melhores livros sobre maternidade […]
[…] Leia também: livros sobre maternidade que eu recomendo […]
[…] Leia também: minha seleção de livros sobre maternidade […]