Surf no Guarujá
Considerado como um dos destinos litorâneos mais próximos da capital paulista (100 km de distância), o município de Guarujá se destaca pelas praias e belezas naturais, que a deixa com o título de “Pérola do Atlântico”. Dos esportes, um dos mais procurados é o surf, devido às boas ondas espalhadas por cerca de dez principais praias e que leva à região grandes competições nacionais e internacionais.
O cenário é propício aos surfistas porque as praias do Guarujá oferecem formações de ondas ideais para profissionais ou mesmo aos mais amadores. As mais populares, como a Pitangueiras e Enseada, por exemplo, são boas para o esporte, mas vale tomar mais cuidado com a maior movimentação. Na Enseada, o meio e o canto direito são os mais procurados pelos surfistas, enquanto o lado esquerdo é mais tranquilo.
Ideal mesmo é a praia do Pernambuco, que, com 1.650 metros de extensão, possui as melhores condições para a prática do surf, com fundo de areia e ondas extremamente favoráveis. Esta é uma praia menos conhecida, mas igualmente bela, estruturada e badalada, com vista ainda privilegiada para a Ilha dos Arvoredos.
Um dos principais palcos de campeonatos nacionais de surf no Guarujá é a praia do Tombo. Nela, não faltam opções de boas ondas, sejam direitas, esquerdas, em formas de tubos e outras conhecidas pelos profissionais. Além disso, vale lembrar que recebeu o selo Bandeira Azul da Fundação para a Educação Ambiental, organização ligada a ONU, que a afirma como um dos melhores destinos para se passar as férias.
Ainda há outras praias que se destacam como pontos de encontro dos surfistas. Entre os exemplos, está a pequena Guaiúba, Astúrias, do Maluf, do Mar Casado, praia Branca, que possui acesso ao lado da balsa que leva a Bertioga e tem ondulações de sudeste a leste, e a de São Pedro, que apesar das boas condições para o surf, tem acesso restrito por ser um condomínio de luxo.
Na praia de Pitangueiras, na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 357, no centro, existe em exposição o chamado “Espaço Histórico do Surf”, local com um dos maiores acervos do Estado de São Paulo relacionado ao esporte. A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta-feira a domingo, geralmente das 9h às 15h. Ali, também acontecem aulas de surf a partir de R$ 80/hora, inclusive para portadores de necessidades especiais.
Não conheço Guarujá!
também sou doida para conhecer <3
beijos
Nossa, que legal! Deu vontade de estar nesse lugar lindo! ♥
Beijos! http://www.blogdamarianapoli.com
uma lindeza de lugar né?
beijos 🙂