Umectação Capilar: como fazer e por que fazer?
Se você faz (ou fez) o cronograma capilar já deve ter ouvido falar sobre a umectação capilar. Processo muito eficaz para a etapa de nutrição capilar. As cacheadas adoram este procedimento e eu experimentei no meu cabelo, que é liso através de progressiva, e o resultado foi muito bom. Por isso compartilho hoje com você os benefícios da umectação capilar.
O que é umectação capilar?
No dicionário umedecer é torna-se úmido, ou seja, aplicar algo para molhar e lubrificar os fios. Isso é necessário para repor nutrientes, evitar o ressecamento, o frizz e as pontas duplas.
Como fazer a umectação capilar?
Existem algumas técnicas para fazer a umectação. Vou listar algumas maneiras:
Forma mais simples de umectar os cabelos:
- Aplicar um óleo vegetal (óleo de coco, argan, abacate, ricino, semente de uva, óleo de oliva, etc) nos cabelos. Nunca na raiz, ok? Divida o cabelo em mechas e aplique fazendo uma massagem com as mãos.
- Deixe o óleo agir por pelo menos 20 minutos.
- Enxágüe o óleo
- Lave os cabelos com o shampoo de sua preferência
- Condicione e finalize o cabelo.
O óleo capilar mais famoso da internet, conheça o Moroccanoil
Umectação noturna:
- Aplicar o óleo e deixar agir durante toda a noite.
- Retirar o óleo pela manhã
- Lavar e condicionar o cabelo como de costume.
Técnica UCPE:
Essa técnica significa que você fará estas etapas: umectar, condicionar, pausar e enxaguar. O passo a passo aqui é
- Aplicar o óleo de umectação nos cabelos e deixar agir por 20-30 minutos
- Lavar os cabelos com condicionador ou com produtos Co-wash (já falei deles aqui).
- Condicionar (com máscaras ou condicionadores).
- Enxaguar ambulantemente
- Finalizar os cabelos.
A umectação capilar é ideal para quem tem cabelo desnutrido, sem brilho, sem vida! É comum encontrarmos muitas mulheres de cabelos cacheados ou crespos fazendo uso das técnicas de umectação. O que é ótimo já que o cabelo cacheado tem mais dificuldade de levar a oleosidade natural da raiz até as pontas. (Veja aqui um vídeo sobre umectação para cabelos cacheados da Rayza Nicácio).
Umectação em cabelos lisos, faça!
É importante lembrar que a umectação traz benefícios para todos os tipos de cabelos. Quem faz processo químico, progressiva ou tintura por exemplo, tende a ter o cabelo mais desnutrido. O cabelo alisado tem as pontas mais ralas e muitas vezes secas e é aí que o óleo para umectação faz a sua mágica.
Como eu gosto de fazer a etapa de umectação no meu cabelo alisado:
Como vocês sabem eu faço uso de escova progressiva e o meu cabelo enfrentava problemas de pontas duplas. Adotei o cronograma capilar, que me ajudou muito nos cuidados com o cabelo. E logo depois descobri a umectação. Eu, particularmente, faço a umectação mais simples: aplico óleo, deixo agir, lavo e hidrato. Meu cabelo ama!!! Mas ama com muita força. É impressionante como o meu cabelo começou a crescer mais e não ter problemas com pontas secas e/ou duplas. Recomendo muito.
Onde comprar óleo para umectação?
Existem muitos óleos disponíveis no mercado e é possível também fazer com produtos caseiros como óleo de oliva, óleo de coco e até o óleo de ricino que por sinal tem preço ótimo. Mas se você quer investir em alguns produtos que são multiusos, dá pra fazer umectação e finalizar os fios, eu selecionei algumas opções interessantes.
[Looklink – Widget Vitrine #35312 – BEGIN …
… END]
Deu pra tirar todas as dúvidas sobre a umectação capilar? Tem alguma dica incrível? Compartilha aqui nos comentários.
Beijos 🙂
SalvarSalvarSalvarSalvar
Aí que você se engana!
A umectação pode ser feita na raiz, isso é mito!
O óleo vegetal pode ser usado em todo o cabelo, com o foco principal na raiz, massageando bem a região. Isso faz com que o produto natural penetre com facilidade no couro cabeludo, nutrindo os fios, auxiliando no crescimento e fortalecendo todo o cabelo. Além disso, ele é ótimo para ser usado antes do shampoo, pois previne o ressecamento. O shampoo sim é somente na raiz e a espuma descendo do comprimento as pontas. Enquanto as máscaras e condicionadores devem ser evitadas passar em couro cabeludo pois criam cascas, caspas e oleosidade que não é natural.
Na umectação primeiro enluvar do comprimento até as pontas e no final fazer movimentos circulares no couro cabeludo para estimular o crescimento.